Por que usar a aliança de compromisso no dedo anelar?

Muitos de nós somos fiéis a certos costumes mas raramente sabemos suas origens. Há diversas lendas que explicam o motivo de usarmos a aliança no dedo anelar. Entre elas, está a lenda Chinesa. Esta traz uma explicação que diz que cada dedo simboliza um membro da família. Os polegares são os seus pais, os indicadores seus irmãos, os dedos médios você mesmo, os anelares seu companheiro e o dedinho seus filhos.

Quando juntamos as duas mãos e as pontas dos dedos, deixando apenas o dedo médio dobrado (apontado para você mesmo, já que te representa), e tentamos separar par por par, todos separam-se menos os anelares (veja vídeo abaixo). Com isso, este dedo passou a simbolizar a união eterna entre o casal.

https://www.youtube.com/watch?v=HQGvNElEomU

Por outro lado, há quem diga que este costume vem do Egito. Os egípcios utilizavam este acessório circular, sem começo e fim, para simbolizar o amor eterno e durar a vida inteira. 

Já os gregos e romanos acreditavam na Vena Amoris (Veia do Amor). Na época, era dito que na mão esquerda, no dedo anelar, passava uma veia que era ligada diretamente ao coração. Deste modo, este dedo passou a representar o matrimônio. Além disso, na Grécia, a aliança de compromisso também era utilizada como forma de posse e fortuna. Dada somente após o casamento, era como se o noivo estivesse dizendo que todos os bens dele passariam a ser de sua noiva também, além de afirmar que aquela mulher já não estava mais disponível para outros homens. 

Muitas são as lendas e teorias, mas o que realmente importa é que as alianças vem para simbolizar a união e trazer bons fluidos. 

Mas por que usamos anel de noivado antes do casamento?  porque o Papa Inocêncio III declarou que deveria existir um período de espera entre o pedido de casamento e a cerimônia. Este passou a ser simbolizado pelo anel de noivado.

 

Comentários

Sem comentários.

Adicionar Comentário

* Informação requerida
(não será publicado)
 

Já nas Bancas!

©1998-2014 - Todos os direitos reservados · NOIVAS&NOIVOS é uma publicação da McWill Editores Incorporados Ltda.