Conheça os segredos para realizar um casamento maravilhoso

Entrevista - Conheça os segredos para realizar um casamento maravilhoso
 

Como não cair em ciladas na hora de contratar os fornecedores de um casamento?
Não existe receita, apenas cuidado com os baixos preços, pois não farão um serviço de qualidade. Ninguém faz milagres. Pesquisar se existe reclamação nos sites para esses fins é muito importante, ver se outras noivas indicam e se pode contatar essas clientes para uma conversa. Fazer um site bonito e fácil não quer dizer que o serviço será bem feito. Hoje em dia, qualquer um paga o Google e aparece, mas nem sempre quem aparece mais é o melhor serviço. Pode ser que esse profissional invista apenas em publicidade. Conversar bastante e ter bom relacionamento com os profissionais é imprescindível. 

O que é supérfluo e o que é essencial na organização de um casamento?
Depende de cada noiva. Existe noiva que deseja todos os mimos possíveis e isso é essencial a ela que idealizou cada item por anos e anos. Existe noiva que sequer deseja um Dia da Noiva e faz apenas um make e produz o penteado. O essencial a uma pode ser supérfluo para outra. Existe o necessário: celebrante (que pode até ser alguém da família), decoração, música, comes e bebes, trajes e alianças. 

Qual o mínimo que é possível investir para uma boa festa?
Depende do local. Casar em São Paulo é muito caro, todo o glamour da cidade faz com que, a cada dia, tenhamos mais e mais opções de espaços, bufês e decoradores e o valor sobe e sobe. Em média, um casamento pequeno em São Paulo custa R$50.000,00 para cerca de 100 convidados. Todavia, um bom casamento, completo e com tudo o que a noiva tem direito, sai em média R$100.000,00.

Quais as dicas para que a cerimônia seja perfeita?
Não é papo de vendedor, mas com uma cerimonialista ao lado já ajuda bastante. A noiva pode contratar algo desnecessário, pagar mais caro, deixar faltar algo. Temos um programa e vamos seguindo, acompanhando aos poucos, mostrando o que pode ter e o que dá para pagar. O perfeito mesmo é sair do casamento feliz e sem dívidas e, para isso, é mesmo necessário planejar muito bem.


Há alguma dica para que todo casamento seja organizado da maneira correta? Quais?
O ideal é começar pelo cerimonialista e, após a reunião que saberemos o que o casal prefere e quanto pode gastar, vamos indicando os passos seguintes. Para a noiva que não deseja o cerimonialista e quer planejar sozinha, o ideal é ter em uma planilha com tudo o que deseja contratar e saber seu orçamento, ir contratando o que é de valor mais alto primeiro para poder parcelar mais, focar nos essenciais (decoração, música, bufê, espaço) e o que for de supérfluo deixar para o final, apenas se sobrar algo para gastar.


Quando os noivos pedem uma cerimônia em um local diferente, o que deve ser feito para organizá-lo da melhor maneira?
A logística, muitas vezes, é complicada e para tornar mais agradável deve ser muito bem planejada. Casamento no campo e na praia são muito bem-vindos: a vista e o horizonte trazem mais paz àquele momento especial e nem sempre torna mais caro ao casal. No entanto, eles devem ter em mente que não serão 100% de seus convidados que irão se deslocar. Há pessoas que trabalham em dias e horários diferentes e as mais idosas, por exemplo, que poderão decidir não ir ao seu casamento pela distância. Além disso, não poderão facilmente ir embora pegando um táxi após beber um pouco mais, mas, no geral, a proposta é muito bem aceita. O ideal nesses casos é tornar o evento mais acessível, indicando formas de chegar ao local no próprio convite (pagos pelo casal ou pelo convidado). Se for no campo, poderão sair vans/ônibus de locais pré-determinados e retorno ao mesmo local. Se for praia, é ideal indicar pousadas próximas ao local, buscar valores para grupos e acomodar a maioria em um só lugar, caso seja mais distante. Wedding Destination - por exemplo, casal de São Paulo que se casa em Búzios/Trancoso -, o ideal é indicar uma agência de viagens que ajudará os convidados com passagens, hospedagens e transferência.


Há requisitos básicos que não podem faltar em um casamento ou na preparação dos noivos?
Há itens que são tradicionais, mas, claro, cada casal define o que quer. Há casais que priorizam um barzinho com bebidas diferentes, outros querem mais doces, outros banda e músicos especiais, mas há itens que são mais tradicionais:  decoração da cerimônia e da festa, música da cerimônia e da festa, espaço e bufê, mesa de doces, foto e filmagem, traje do noivo, vestido da noiva/sapato/véu/joias, convites, carro, alianças, noite de núpcias e lua de mel.

A questão da lista de presentes é realmente necessária? Quais os meios alternativos que os noivos estão utilizando para os presentes?
A lista não é necessária, nem elegante, é funcional. Hoje, há várias formas para quem não deseja fazer a tradicional lista de presentes, mas quer garantir um bom presente. Há cotas de lua de mel, cotas em dinheiro e vários sites que fazem listas de casamento virtual, onde o convidado compra, por exemplo, um passeio em Paris, uma marguerita em Punta Cana e no fim os noivos revertem em dinheiro. É ideal para quem já está “morando junto” e não precisa de nada de lista tradicional.


A cerimonialista Alessandra Costa é formada em gastronomia, especializada em eventos e pós-graduada pelo Senac. É fundadora da Operação Casamento, uma empresa de assessoria e cerimonial para noivos e eventos. 

Operação Casamento www.operacaocasamento.com.br

Comentários (1)

nilce geraldo diz...
Sua festa e seu evento merecem o melhor serviço de foto lembrança, qualidade de artes originais e exclusivas, sucesso nas redes sociais, ser uma super atração para todos. Sua festa e seu evento merecem Funclick! Somos a única empresa com 17 anos de mercado e patente requerida. Escolha entre totem, cabine padrão ou cabine inflável fotográfica e leve o Funclick para a sua festa, para seu evento. Funclick criou a forma mais divertida para seus convidados aproveitarem cada minuto da sua ... Leia mais
24 January 2017 07.55

Adicionar Comentário

* Informação requerida
(não será publicado)
 

Já nas Bancas!

©1998-2014 - Todos os direitos reservados · NOIVAS&NOIVOS é uma publicação da McWill Editores Incorporados Ltda.