Dieta x casamento: sem neuras e proibições!

Nutricionista lista algumas dicas que vão te ajudar a manter a boa forma para o casamento.

Dieta e casamento combinam? Esse é um período de muita ansiedade, estresse, muita coisa para dar conta em pouco tempo. São tantos detalhes que não dá tempo de se preocupar com a alimentação, mas é importante cuidar dela, até por questão de saúde.
Para ajudar a manter a boa forma sem desespero na hora de subir ao altar, a nutricionista Patrícia Cruz selecionou algumas dicas básicas. Confira!

Ansiedade x boa alimentação

A ansiedade costuma tornara alimentação irregular e nesse período, que é tão sonhado por muita gente, ela costuma aparecer.Segundoa nutricionista Patrícia Cruz, a alimentação sofre impacto em situações de estresse. “Para algumas pessoas ocorre a falta de apetite completamente, elasapresentam dificuldade de tomarem até mesmo água.  No entanto, para um outro grupo, a alimentação é vista como válvula de escape ou  apaziguadora  daquela situação. Ao comer, indivíduos sentem-se aliviados e tranquilos. Perdem a percepção de fome e saciedade e entram nesse ciclo.” – afirma a nutricionista.

Cuidados com a alimentação durante o casamento

Patrícia Cruz indica que é importante manter horários regulares de refeição; não se esquecer de tomar água ao longo do dia; praticar atividade física; e fazer planejamento das compras. “No supermercado, leve para casa alimentos com baixo teor de gordura e sódio, e invista em bastantes frutas e verduras. Se você é daqueles que quando está nervoso, devora um pacote de salgadinhos, não os tenha em casa. Isso já ajuda muito a manter a alimentação saudável.” – aconselha a nutricionista.

Quando começar uma dieta para chegar ao altar em forma 

Tudo depende da quantidade de peso que a noiva ou noivo pretende reduzir. “Quanto mais cedo começamos uma dieta de emagrecimento, mais chances tempos de alcançar o resultado numa data marcada. Pois, assim temos a certeza de que haverátempo para realizar um processo de educação alimentar, criação de novos hábitos alimentares e não simplesmente redução de peso.”- explica a especialista.

Hora das de gustações

Como o nome já diz... são degustações. Em geral, esse processo não é realizado somente pelo casal, envolve a família de ambas as partes. A quantidade consumida é bem pequena.Para quem não quer ganhar peso extra, basta fazer um planejamento, por exemplo: a degustação será no horário do almoço? O café da manhã deste dia pode ser mais leve. “O segredo de um bom plano alimentar é não ter proibições, podemos compensar, fazer adaptações, mas proibir jamais.” – revela Patrícia.

Cardápio de casamento saudável

Optar por alimentos leves e de fácil digestão é o passo principal para um banquete saudável no dia casamento. Sucos de frutas, saladas, carnes vermelhas magras, aves, pães integrais e saladas de frutas são boas pedidas para quem não quer sair da dieta. Mas é importante levar em consideração também o gosto dos convidados.

Vilões no Buffet de casamento 

O verdadeiro vilão de qualquer cardápio é a quantidade. “Devemos comer para ficar satisfeitos e não estufados. Ficou estufado? Independentemente do que comeu, errou. Não houve conversa com seu estomago, exagerou!” – afirma a nutricionista.
Além disso, tem ainda as preparações ricas em gordura, como salgadinhos, carne vermelha, molhos brancos, massas recheadas, bebida alcoólica e alimentos ricos em açúcar (bolo, docinhos, bem casado). São itensque consumidos frequentemente e em grande quantidade. Por isso, representa riscos à saúde para a maioria da população.

Patrícia Cruz  é nutricionista e atende em dois consultórios em São Paulo | (11) 3209-4499  

 

Comentários

Sem comentários.

Adicionar Comentário

* Informação requerida
(não será publicado)
 

Já nas Bancas!

©1998-2014 - Todos os direitos reservados · NOIVAS&NOIVOS é uma publicação da McWill Editores Incorporados Ltda.