Dicas para compor um menu gastronômico de sucesso para o seu casamento

Por Samantha Laurindo

Um dos momentos mais gostosos para os noivos é organizar todos os preparativos para o grande dia da festa de casamento. Mas, ao mesmo tempo, pode ser muito trabalhoso e virar um tormento se não fizerem as escolhas certas e não contratarem prestadores de serviços competentes.

Dentre todos os preparativos, a definição do buffet é uma das escolhas mais importantes do processo de organização da festa. A comida é, sem dúvida, um dos grandes destaques da celebração e sua qualidade, variedade, e, claro, um bom serviço, são sempre alvos de muitos comentários de todos os convidados.

Por isso, listo, abaixo, algumas dicas para vocês, noivos, que querem dar uma festa com gastronomia de qualidade para celebrar este momento tão mágico:

1.Ter referências sobre o Buffet que irá contratar
É muito importante ter referências sobre o serviço que vai contratar para o seu casamento. Desde indicações de amigos ou familiares que já contrataram, até pesquisas em blogs especializados e redes sociais, que também dão uma base boa sobre o serviço oferecido.

2.Degustação
O Buffet deve preparar uma degustação para os noivos conhecerem a qualidade da comida a ser oferecida. Além disso, é muito importante haver uma identificação dos noivos com o serviço oferecido e por quem faz as guloseimas, pois toda essa energia estará presente no grande dia.

3.Ter data, horário e local já definidos
Saber o dia, o horário e o lugar onde a festa vai acontecer ajuda bastante na escolha do menu e no estilo do buffet. A época do ano vai dar uma noção se estaremos em uma estação mais calorenta ou mais fria; o local escolhido (praia, serra ou cidade) vai caracterizar o estilo da festa e o horário vai definir o tipo de refeição mais adequada para os convidados. Portanto, ter isso tudo definido é essencial para montar um cardápio de qualidade e adequado para o estilo da sua festa.

4.Preocupação com os convidados
Muitos noivos pensam em seus hábitos alimentares no momento da escolha do buffet e, às vezes, acabam esquecendo que alguns convidados podem ter restrição alimentar a alguns alimentos. Alergia a crustáceos, intolerância a lactose, intolerância a glúten ou pessoas que escolhem não comer determinados alimentos como uma prática de vida, como os vegetarianos, por exemplo.
Portanto, é importante pensar nesses convidados e definir um cardápio bastante variado. O buffet tem, por objetivo, atentar aos noivos que é um casamento para muitos convidados com gostos diversificados.

5.Escolha do Menu
Uma festa de casamento dura muitas horas e, normalmente, as pessoas chegam com fome, pois começam a se arrumar cedo e o processo é demorado. Portanto, é essencial que, antes de qualquer coisa, tenha um local de "apoio" - como uma mesa de antepastos, por exemplo - onde os convidados possam se servir a hora que quiserem antes de começar o serviço volante e o jantar ser servido.
Para o restante do cardápio, como já citamos acima, é importante diversificar com proteínas, saladas encorpadas e leves, carboidratos, pratos refrescantes e leves, conseguindo agradar a todos.
Não podemos esquecer, também, da importância das comfort foods, que são alimentos consumidos com a finalidade de melhorar o bem-estar físico ou emocional. Além de trazer equilíbrio e sensação de saciedade para os convidados.
Uma outra dica que eu sempre dou para os noivos, é que tenha um prato preferido deles, para ter a identidade do casal no menu deste dia tão especial.
Falando um pouquinho dos doces, já existem algumas opções para diabéticos, intolerantes à lactose e também para os celíacos. Não deixe de perguntar às doceiras que farão a mesa de doces, sobre a possibilidade de contratar algumas opções para o público que possui essas restrições alimentares. Tenha certeza que os convidados que se enquadram nesse perfil vão ficar super felizes e se sentirem prestigiados e importantes na sua festa.

6.Cardápio à mostra
Ter o menu com todas as opções descriminadas à mostra para os convidados faz com que todos fiquem cientes do que vai ser servido durante o casamento e possam se prevenir, caso tenham algum problema ou alergia a algum tipo de comida.
Seguindo todas as dicas acima e sendo bem democrático nas suas escolhas, é possível montar um menu de sucesso e que agrade a todos os convidados do casamento. Ah, é muito importante que os noivos se certifiquem que todos os ingredientes são de qualidade e os alimentos cuidadosamente preparados de acordo com as normas de higiene. Além de calcular a quantidade suficiente para o número de convidados.





Samantah Laurindo (Instagram) é chef de cozinha e dona do buffet de mesmo nome. Moradora de Buzios, região dos Lagos do Rio de Janeiro, ja foi responsável pelo buffet de diversos casamerntos e eventos grandes, tornando-se uma das chefs mais respeitadas da região. Além de também já ter trabalhado como personal chef para alguns famosos, também já fez inúmeras parcerias com chefs de restaurantes renomados.
 

 

Adicionar comentário

* Informação requerida
1000
Powered by Commentics

Comentários (0)

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Já nas Bancas!

©1998-2014 - Todos os direitos reservados · NOIVAS&NOIVOS é uma publicação da McWill Editores Incorporados Ltda.