Escolha do penteado certo é um dos desafios para as noivas

Fotos: Débora Pintanguy

Quem é noiva sabe que a fase dos preparativos do casamento é um período cheio de muitas escolhas e decisões. Depois do vestido, uma das escolhas que mais preocupam as mulheres que vão se casar é o penteado para o grande dia. Afinal, para se ter um casamento perfeito, é importante que a noiva se sinta segura e feliz com tudo, inclusive com o cabelo.

Denise Kiya, visagista e diretora artística do DK Beauty e Hair Street, avisa que existe o penteado ideal para cada tipo de mulher e cada tipo de desejo. “O ideal é conversar com o cabeleireiro, que vai analisar junto com a noiva o modelo do vestido, o tipo de cerimônia, suas características físicas, seus desejos, gostos pessoais, e aí sim, sugerir e testar com antecedência opções de penteado que respeitem seu modo de ser e o estilo do seu casamento.

O DK Beauty e Hair Street tem hoje uma equipe especializada em casamentos e já se tornou referência na cidade e região. A grande procura pelo dia de noiva levou o salão a preparar mais salas dedicadas exclusivamente a elas, projetadas para oferecer conforto e privacidade em um dia em que a mulher busca relaxamento e tranquilidade.

Com toda essa expertise, Denise Kiya traz dicas valiosas para quem ainda está na fase de escolha do penteado para o grande dia:

 A elegância do coque

O coque é clássico e atemporal e transmite muita elegância ao look da noiva. Ele combina com diferentes estilos de mulheres e ainda permite que a noiva imprima sua personalidade com o uso de acessórios, por exemplo. “Despojados, modernos ou mais clássicos, as mulheres podem encontrar um coque de acordo com sua personalidade. Um coque bailarina combina com uma noiva mais clássica. Já um coque com tranças ou mais desalinhado pode ser uma boa escolha para uma noiva mais moderna. As opções são infinitas”, explica a visagista.

A beleza das tranças

As tranças viraram tendência e se tornaram um dos penteados de casamento mais usados nos últimos tempos. Elas deixam o visual da noiva delicado, romântico e com um toque vintage. As tranças assumem diversas formas e estilos quando agregadas a um penteado de noiva. Podem ser usadas em cabelos completamente presos, ou em penteados semipresos. Podem ainda se apresentar em vários estilos: com o cabelo puxado da lateral, iniciadas no topo da cabeça, mais soltas ou no estilo bagunçado de propósito. “Uma dica para deixar o penteado com trança mais elaborado é apostar em acessórios, como flores, broches e tiaras”, complementa Denise.

A naturalidade do semipreso

Uma outra forte tendência para os penteados de noivas são os modelos mais leves, naturais e presos mais levemente. O penteado semipreso é também uma ótima opção para quem quer valorizar o comprimento dos cabelos, sem perder o charme. O estilo se adapta a qualquer formato de rosto, e o penteado se mantém até o fim da festa. “É uma opção para a noiva que optou por um vestido com muitos detalhes e informações”, explica.

A leveza do cabelo solto

Para as noivas que buscam um look mais descontraído, o cabelo solto é a escolha ideal. Assim como os semipresos, eles podem ganhar um ar mais sofisticado com o uso de acessórios como as tiaras e as coroas de flores. O penteado solto para noivas é despojado com classe e pode ser usado com praticamente qualquer modelo de vestido, dos clássicos aos mais modernos. Para não esconder algum detalhe interessante do vestido, pode-se prender apenas uma pequena parte da lateral do cabelo e deixar a parte das costas solto. “O penteado solto não precisa ser simples. Ele combina muito com cachos ou ondas e oferece várias possibilidades de adereços para complemento como flores, plumas, voilettes, enfeites de pedrarias e até o tão sonhado véu! O seu gosto é o limite”, ressalta a visagista.

Curtos cheios charme

Quem tem cabelo curto não precisa se preocupar em mudar o visual colocando apliques ou deixando o cabelo crescer para o dia do casamento. Os cabelos curtos são naturalmente mais discretos, o que possibilita o uso de acessórios maiores e chamativos que deixam o look equilibrado e lindo. Coroas românticas, acessórios com referências em folhagens e até as tiaras vintage são ótimas apostas. “O cabelo curto dá essa possibilidade às noivas. Por não ter tanto volume, a noiva pode usar maxiacessórios”, afirma.

Seja qual for o penteado escolhido, uma dica superimportante é cuidar dos cabelos meses antes do casamento com uma restauração profunda dos fios, garantindo um cabelo hidratado e um penteado bonito no grande dia. Outra dica, que é uma tendência que vem sendo seguida pelas noivas, é a de usar um penteado preso na cerimônia e que pode ser solto na festa, em uma versão semipresa. 

O mais importante na escolha do penteado é que a noiva se sinta confortável com o seu cabelo, se olhe no espelho e se ache linda. “Isso é totalmente possível quando há uma consultoria adequada por parte do profissional que vai fazer o penteado no dia do casamento, sempre levando em conta o modelo do vestido que ela vai usar, os desejos da noiva e o seu estilo e jeito de ser”, ressalta Denise Kiya.