Cronograma de beleza para noivas

Existem muitos detalhes que envolvem o casamento e a mulher, geralmente, gosta de acompanhar cada um deles de perto. Afinal de contas, este é o dia mais esperado pela maioria delas. Elas se preocupam com a organização da festa, a lista de convidados, a escolha do bufê e do vestido, o que gera momentos de tensão, em razão de tantas tarefas que devem ser realizadas. Por outro lado, depois de tantos afazeres na preparação da festa e da recepção dos convidados para tudo dar certo, há um momento que é só dela e  não pode ser esquecido: a aparência da noiva para a grande festa. 

O visual é, com certeza, o mais aguardado por todos no dia do casamento. O cabelo, a pele, a maquiagem, as unhas, nada vai passar despercebido por todos os que estiverem presentes. Por isso, a noiva deve seguir um cronograma que envolve uma pequena programação de itens que devem ser especialmente observados. São esses itens que farão a noiva arrasar em uma das datas mais especiais de sua vida.

Cabelo: para o sucesso do visual no dia da celebração do casamento, o hair stylist do salão Corte&Cortes, Guilhermo Jorge, recomenda que o cabelo da noiva comece a ser preparado seis meses antes. “Durante esse período, o ideal é evitar descolorações e, se utilizar coloração, fazer somente o retoque. Para manter o cabelo saudável, é preciso fazer tratamentos quinzenais e uma hidratação semanal”, indica ele.
Guilhermo lembra que clarear o cabelo ajuda a dar mais visibilidade para o penteado. Para quem deseja clarear as madeixas, o procedimento deve ser feito duas semanas antes do evento. Assim, o cabelo terá tempo de estabilizar o pH e ficará com um visual mais polido. E, na semana seguinte do procedimento, é preciso fazer a manutenção com um tonalizante e tratamento para garantir um fio bem cuidado no dia do casamento. Após essas semanas, o cabelo estará lindo para o dia tão esperado.

Corpo: para ficar radiante no dia da cerimônia, é preciso estar bem descansada e relaxada. Para isso, a noiva pode contar com pacotes que incluam massagens. A fisioterapeuta dermato-funcional do salão Monde K, Daniela Breda, explica que a massagem relaxante é uma técnica manual, que envolve mobilização de tecidos e músculos, visando ao alívio da tensão corporal. A técnica leva em torno de 1 hora para ser realizada e deve ser feita em um ambiente calmo, com música relaxante, que promova o bem-estar da pessoa. “A música mais tranquila é essencial para ajudar a acalmar a mente e o corpo da cliente, que está num momento de muita agitação”, completa Daniela.
Massagens com pedras quentes também são bem-vindas, principalmente no inverno. O toque com as pedras em temperatura quente ajuda a relaxar a musculatura e promove uma sensação de bem-estar, ativa pontos de concentração de energia, usados na medicina chinesa, o que auxilia no relaxamento. O tempo de duração é de cerca de 1 hora.
Outra técnica que pode ser utilizada no dia do casamento e que ajudará a noiva a ficar mais relaxada é o banho de ofurô. É realizado em uma tina com sais específicos. Os aromas agem na mente e no corpo. “A temperatura da água é importantíssima para ajudar o corpo relaxar. Por isso, é necessário que esteja em 38 graus, já que é a temperatura ideal, cientificamente comprovada, em que o corpo consegue relaxar”, explica Daniela. O tempo é de 30 minutos e é recomendado que, após o banho, seja feita uma massagem relaxante para melhor resultado. 
Além das técnicas para o dia do casamento, existem procedimentos que antecedem as semanas do evento e são muito procurados pelas noivas. A drenagem linfática, por exemplo, é uma técnica manual na qual há estimulação do sistema linfático corporal, responsável pela eliminação do excesso de líquido corporal. “Fazer a drenagem linfática tira a sensação de inchaço do corpo e é algo que deveria ser feito por todas as mulheres uma vez na semana, independentemente da ocasião”, indica Daniela. No período do casamento, a técnica deve ser repetida três vezes na semana para auxiliar na redução de medidas.
Além da drenagem, a noiva conta com outros meios para reduzir as medidas corporais, como o manthus e a radiofrequência, que são aparelhos que fazem este procedimento. Nesse caso, são necessárias seis sessões no mínimo, sendo uma por semana.

Pele: tratamentos como peelings, clareamento da pele, clareamento de manchas, tonificantes, limpeza de pele e todos os outros tratamentos que precisam de algum tempo para surgir efeito, devem ser iniciados pelo menos três meses antes da cerimônia, duas a três vezes por semana. O maquiador do salão Corte&Cortes, Gabriel do Carmo, também diz que, se o desejo da noiva é colocar um permanente de cílios, isso deve ser feito uma semana antes. 
Outra dica do profissional para as maquiagens da noiva é destacar apenas um ponto no rosto. “O que deve ser valorizado em cada noiva depende muito de cada rosto. Por exemplo, em um rosto com olhos pequenos é bacana marcar bem a boca. Mas o legal é não carregar na maquiagem para a cerimônia, independentemente do local (praia, igreja, sítio, entre outros)”, orienta Gabriel.
Para não estragar o visual, a dica é passar um spray, até mesmo de cabelo, depois da maquiagem para segurá-la por mais tempo. O primer antes da maquiagem também é essencial, segundo o maquiador.

Unhas: a manicure do salão Monde K, Tatiane dos Santos Borges, comenta que, normalmente, para o dia do casamento as noivas costumam escolher cores de esmaltes mais delicadas, como: francesinha, renda ou com desenhos. No caso de mulheres com unhas encravadas, é preciso cuidado especial. A podóloga do Monde K, Cleide Trindade, diz que o tempo de tratamento para unhas encravadas varia de pessoa para a pessoa. Há casos que levam mais tempo para serem corrigidos. Por isso, o procedimento deve ser feito com especialistas. As podólogas precisam cortar, lixar e desencravar a unha de maneira correta. A profissional explica também que existem tratamentos que duram até seis meses, como os procedimentos com órteses, que são coladas nas unhas e servem para correção delas.
Há outros fatores que costumam preocupar as noivas como ressecamento e fissuras no calcanhar. “A aparência dos pés é importante para a noiva no dia do casamento. É importante usar parafina para dar um visual bonito e hidratação. Isso pode ser feito pela própria manicure. Mas, quem sofre de fato com o problema de ressecamento nos pés deve procurar um profissional de podologia para iniciar um tratamento, que tem duração em média de 90 minutos. O tratamento pode ser feito tanto em pés como nas mãos para deixar a pele lisinha, além de relaxar”, afirma Cleide.

 

Comentários

Sem comentários.

Adicionar Comentário

* Informação requerida
(não será publicado)
 

Já nas Bancas!

©1998-2014 - Todos os direitos reservados · NOIVAS&NOIVOS é uma publicação da McWill Editores Incorporados Ltda.